A GRECA Asfaltos mantem com os clientes um compromisso com a qualidade, garantido através constantes investimentos em novas tecnologias e soluções para produtos que atendam às suas necessidades. A energia está presente no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação – CPD&I. São laboratórios de onde surgem produtos como o ECOFLEX, Asfalto-Borracha pioneiro no Brasil. É lá também que nossos clientes encontram uma assistência técnica especializada para acompanhar a correta aplicação dos produtos.
Acesse nosso Blog e fique por dentro das principais novidades. Você também pode entrar em contato com nossa equipe através do email tecnologia@grecaasfaltos.com.br
Ensaios realizados em nosso CPD&I
Ensaio de envelhecimento em estufa Rolling Thin Filn Oven Test – RTFOT Permite prever como a película de ligante asfáltico original ou asfalto modificado irá se comportar após a usinagem. O RTFOT é utilizado na avaliação periódica dos produtos industrializados pela GRECA e serve de ferramenta de controle de qualidade para o desenvolvimento de novos produtos.
Ensaio de Reometria Permite avaliar o comportamento dos asfaltos tradicionais e modificados quando sujeitos à variação de temperatura e solicitações repetitivas, esta determinação é realizada em um equipamento chamado Reômetro. As determinações realizadas por este equipamento servem de ferramenta para a compreensão do comportamento e medição dos ligantes quando postos em serviços.
Recuperação Elástica Utilizado na avaliação dos ligantes asfálticos modificados para confirmação de desempenho destes materiais. A GRECA dispõe de equipamentos que permitem a avaliação destas características de duas formas consagradas no meio rodoviário. A Recuperação Elástica determinada pelo Ductilometro cuja metodologia é adotada e seguida pelo DNIT e ABNT, assim como a Recuperação Elástica determinada pelo Torcimetro, metodologia adotada na Espanha, Argentina e algumas concessões rodoviárias no Brasil.
Microscopia de Flurescência A realização deste ensaio nos asfaltos modificados produzidos pela GRECA, é realizado durante o processo produtivo, garantindo a qualidade de modificados do ECOFLEX e também dos produtos da Linha FLEXPAVE.
Viscosidade Brookfield A determinação da viscosidade dos asfaltos através de viscosímetros rotacionais como o Brookfield é algo que vem sendo realizado nos EUA desde 1970. Este ensaio passou a fazer parte das especificações brasileiras em 2005 e sua realização permite a determinação com mais acuracidade das viscosidades de asfaltos convencionais e dos asfaltos modificados.
Ensaios de Penetração e Ponto de Amolecimento Tratam dos ensaios básicos realizados para a caracterização dos ligantes asfálticos.
Viscosidade Saybolt Furol Ensaio realizado a 25º C e 50º C na determinação da viscosidade das emulsões asfálticas. Já a determinação da viscosidade Saybolt Furol a temperaturas elevadas é realizada para caracterizar Cimento Asfálico de Petróleo e na determinação das temperaturas de mistura e compactação deste tipo de ligante asfáltico.
Dosagens Betuminosas - Método Marshall Os laboratórios da GRECA dispõem de equipamentos que permitem a realização de dosagens betuminosas com elevado grau de confiança.
Rice Test Este ensaio determina a densidade máxima teórica de misturas asfálticas e permite a minimização da propagação dos erros inerentes à determinação da densidade teórica ponderada. Serve ainda de apoio na elaboração de dosagens betuminosas assim como para eventuais acompanhamentos de campo.
Wet Track Abrasion Test – WTAT Ensaio utilizado conjuntamente com o Load Wheel Test (LWT) na elaboração de dosagens betuminosas de Microrrestimento Asfáltico a Frio (MRAF). O WTAT também serve de ferramenta de grande valia no desenvolvimento de emulsões para os serviços de Lama Asfáltica e MRAF.